01 agosto 2007

Pelas sombras



Ao Padre Francisco de Paula:

C'est que je suis frappé du doute.
C'est que l'étoile de la foi
N'éclaire plus ma noire route.
Tout est abime autour de moi!
(La Morvonnais)






Senhor! A noite é brava... a praia é toda escolhos.
Ladram na escuridão das Circes as cadelas...
As lívidas marés atiram, a meus olhos,
Cadáveres, que riem à face das estrelas!

Da garça do oceano as ensopadas penas
O mórbido suor enxugam-me da testa.
Na aresta do rochedo o pé se firma apenas...
No entanto ouço do abismo a rugidora festa! ...

Nas orlas de meu manto o vendaval s'enrola. . .
Como invisível destra açoita as faces minhas...
Enquanto que eu tropeço... um grito ao longe rola...
"Quem foi?" perguntam rindo as solidões marinhas.

Senhor! Um facho ao menos empresta ao caminhante.
A treva me assoberba... O' Deus! dá-me um clarão!

____

E uma Voz respondeu nas sombras triunfante:
"Acende, ó Viajor! — o facho da Razão!"

____

Senhor! Ao pé do lar, na quietação, na calma
Pode a flama subir brilhante, loura, eterna;
Mas quando os vendavais, rugindo, passam n'alma,
Quem pode resguardar a trêmula lanterna?

Torcida... desgrenhada aos dedos da lufada
Bateu-me contra o rosto... e se abismou na treva,
Eu vi-a vacilar... e minha mão queimada
A lâmpada sem luz embalde ao raio eleva.

Quem fez a gruta — escura, o pirilampo cria!
Quem fez a noite — azul, inventa a estrela clara!
Na fronte do oceano — acende uma ardentia!
Com o floco do Santelmo — a tempestade aclara!

Mas ai! Que a treva interna — a dúvida constante —
Deixaste assoberbar-me em funda escuridão! ...
E uma Voz respondeu nas sombras triunfante:
"Acende, ó Viajor! a Fé no coração!..."

(António de Castro Alves)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bom que venhas Aveiro pra eu te bater!!!
Que 27º??? fiz 26...:)já me queres ver mais velha..
Beijinho grande pa ti..

01 agosto, 2007 22:53  
Blogger Orfeu said...

Eu sei que fizeste 26 !! lol
Completaste o 26.º, e iniciaste o 27.º!! ah pois é, eu tb queria.. eheheh

Beijinho grande :D

01 agosto, 2007 23:57  
Blogger Ana said...

Hey, acheiiiiiiiiiiiiii!!
weeeeeeeee

Então quem cantou na novela foi Mart'nalia, mas a musica é da Ana Carolina e chama.se "Cabide"

E se eu fingir e sair por ai na noitada, me acabando de rir
E se eu disser que não digo, e não ligo, e que fico e que só vou aprontar
É que eu sambo (mando) direitinho, assim bem miudinho,
Cê não sabe acompanhar (sei que você vai gostar)
Vou arrancar sua saia (blusa) e pôr no meu cabide só pra pendurar
Quero ver se você tem atitude e se vai encarar
(Quero ver se você tem atitude e se vai encarar)

E se eu sumir dos lugares, dos bares, esquinas e ninguém me encontrar
E se me virem sambando até de madrugada e você for até lá
É que eu sambo direitinho assim bem miudinho, cê não sabe acompanhar
Vou arrancar sua blusa e pôr no meu cabide só pra pendurar
Quero ver se você tem atitude e se vai encarar

Chega de fazer fumaça, de contar vantagem
Quero ver chegar junto pra me juntar. Me fazer sentir mais viva.
Me apertar o corpo e a alma me fazendo suar.
Quero beijos sem tréguas
Quero sete mil léguas sem descansar
Quero ver se você tem atitude e se vai me encarar.


hehehe

02 agosto, 2007 00:26  
Blogger Ana said...

E agora vou já saca.la!!
hohohoho

=D*

02 agosto, 2007 00:28  
Blogger Orfeu said...

eu gostei da letra e da música, grazie cara Plim! :D

02 agosto, 2007 00:31  
Blogger Ana said...

E não é que já a tenho? hehe

belissima!!

=*

02 agosto, 2007 01:55  
Blogger Mabi said...

Lindo este poema, querido!
Desconhecido para mim... :)

CA tb escreveu...

"Quando penetro na floresta triste,
Qual pela ogiva gótica o antiste,
Que procura o Senhor,
Como bebem as aves peregrinas
Nas ânforas de orvalho das boninas,
Eu bebo crença e amor!..."

Affettuoso bacio per te, amore di mia vita...

03 agosto, 2007 04:36  
Anonymous Anónimo said...

E pronto..acho que li até onde tinha ficado.
Não resisti...:)
Beijinhos

07 outubro, 2007 20:02  

Enviar um comentário

<< Home