24 julho 2007

O laço de fita



Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...
Prendi meus afetos , formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.

Na selva sombria de tuas madeixas,
Nos negros cabelos da moça bonita,
Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,
Formoso enroscava-se
O laço de fita.

Meu ser, que voava nas luzes da festa,
Qual pássaro bravo, que os ares agita,
Eu vi de repente cativo, submisso
Rolar prisioneiro
Num laço de fita.

E agora enleada na tênue cadeia
Debalde minh'alma se embate, se irrita...
O braço, que rompe cadeias de ferro,
Não quebra teus elos,
Ó laço de fita!

Meu Deus! As falenas têm asas de opala,
Os astros se libram na plaga infinita.
Os anjos repousam nas penas brilhantes...
Mas tu... tens por asas
Um laço de fita.

Há pouco voavas na célere valsa,
Na valsa que anseia, que estua e palpita.
Por que é que tremeste? Não eram meus lábios...
Beijava-te apenas...
Teu laço de fita.

Mas ai! findo o baile, despindo os adornos
N'alcova onde a vela ciosa... crepita,
Talvez da cadeia liberte as tranças
Mas eu ... fico preso
No laço de fita.

Pois bem! Quando um dia na sombra do vale
Abrirem-me a cova ... formosa pepita!
Ao menos arranca meus louros da fronte,
E dá-me por c'roa...
Teu laço de fita.

(António de Castro Alves -
São paulo, 1868)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem... Gostei deste poema.
Felizmente tenho te a ti para me mostrares poesias que desconheço, e sou sincera que se não fosses tu, eu talvez nem parasse para ler...
Há!!Fico á espera da tal visitita Aveiro..
Beijinho grande

24 julho, 2007 21:02  
Blogger Mabi said...

Não sei o que escrever a ti...
prefiro falar... ;)

Mas desejo agradecer teu carinho sempre terno e amorável... escolheste meu poema preferido!

A lira romântica de CA foi consagrada por estas rimas e tu as endereças a mim... como és querido... :)

Miei doci baci solo per te!

25 julho, 2007 12:25  
Anonymous Anónimo said...

Percebes agora o porque da minha tatuagem?
Todo o seu significado esta nesse poema.

=)*

26 julho, 2007 13:09  
Blogger Orfeu said...

Angélica querida, já sabia que era um dos teus preferidos :)
Mas sabes o quanto mudaste minha vida em serenidade e afecto, é impossível não te amar muito :)

26 julho, 2007 17:54  
Blogger Orfeu said...

menina Plim! já tinha percebido teu tatoo e sua razão, mas a mim não me doeu colocar este laço de fita no meu blog eheheh

26 julho, 2007 17:56  
Blogger Orfeu said...

H., a visita a Aveiro está a demorar mas há de se realizar ainda nesta reencarnação, espero :)

26 julho, 2007 17:57  
Blogger Ana said...

HAHA!
Cê até já tá falando brasileiroooo!
Oba!
Pra quando o casamento? =P*

(chegou ontem ;))

26 julho, 2007 21:12  
Blogger Mabi said...

Orfeu, caro mio!

O amor correspondido é mesmo um laço de inigualável ternura... como explicar que não lamento sentir-me presa a ti? Parece que o laço de fita explica muitas coisas...;

Dolci baci!

29 julho, 2007 17:19  

Enviar um comentário

<< Home