02 julho 2007

Onde estás?


É meia-noite... e rugindo
Passa triste a ventania,
Como um verbo de desgraça,
Como um grito de agonia.
E eu digo ao vento, que passa
Por meus cabelos fugaz:
"Vento frio do deserto,
Onde ela está? Longe ou perto?"
Mas, como um hálito incerto,
Responde-me o eco ao longe:
"Oh! minh'amante, onde estás?. . .


Vem! É tarde! Por que tardas?
São horas de brando sono,
Vem reclinar-te em meu peito
Com teu lânguido abandono! ...
'Stá vazio nosso leito...
'Stá vazio o mundo inteiro;
E tu não queres qu'eu fique
Solitário nesta vida...
Mas por que tardas, querida?...
Já tenho esperado assaz...
Vem depressa, que eu deliro
Oh! minh'amante, onde estás? ...


Estrela — na tempestade,
Rosa — nos ermos da vida;
lris — do náufrago errante,
Ilusão — d'alma descrida!
Tu foste, mulher formosa!
Tu foste, ó filha do céu! ...
... E hoje que o meu passado
Para sempre morto jaz...
Vendo finda a minha sorte,
Pergunto aos ventos do Norte...
"Oh! minh'amante, onde estás?..."
(António de Castro Alves - 1847/1871)

20 Comments:

Blogger Ana said...

*suspiro*

Nem consigo comentar...

beijo grande.
Uma semana curtinha para ti!

02 julho, 2007 14:51  
Blogger Phiwuipa said...

Tenho algo para ti no meu blog :)!

*Beijinhos*

02 julho, 2007 14:52  
Blogger Julieta said...

Muito lindo o poema, é de tal como disse a Ana de suspirar... mas também já tenho saudades dos poemas assinados DV.

Beijinhos carinhosos

02 julho, 2007 17:45  
Blogger unknowngirl said...

Onde estou? Aqui mesmo! LoL Brincadeira...

Gostei da escrita! :)

02 julho, 2007 18:23  
Blogger Mabi said...

Dou sequência aos suspiros... :)

Linda escolha! Castro Alves merece a tua homenagem... :)

Molti baci per te!

03 julho, 2007 12:19  
Blogger Lia said...

Não esperes mais...procura-a...
**beijo**

03 julho, 2007 12:27  
Blogger Ana said...

Orfeu quando é que pensas ir até évora?
Estamos à tua espera! hehe

03 julho, 2007 22:34  
Blogger Denise said...

A tua Alma não sei, mas a minha anda perdida entre um qualquer abisdo do qual não consigo sair... Talvez não seja assim tão mau...

Já tinha saudades de cá vir...!
Depois, com tempo, explico o que me pediste.

Beijinhos

04 julho, 2007 15:34  
Blogger Chellot said...

Tão belo e forte. Excelente escolha.

Beijos de Sol e de Lua.

04 julho, 2007 20:06  
Blogger A Minha Vida... said...

Deves estar algures, num lugar bonito e a sorrir por ver este poema =) tão lindo por sinal!
Gostei muito da musica! =)
Beijo GrandE*

05 julho, 2007 15:50  
Anonymous Anónimo said...

Muito lindo
Beijinhos

05 julho, 2007 19:16  
Anonymous Anónimo said...

Querido Orfeu, não sei onde ela está mas eu estou aqui:)
Estive ausente e peço imensa desculpa por não ter dado noticias mas espero que por aí esteja tudo bem!?
Adorei a escolha do poema!
Beijos esvoaçantes
Mystic

11 julho, 2007 15:00  
Blogger Ana said...

Nem eu sei quando vem. Diz que me quer fazer surpresa... mas segundo o meu instinto e pelo que ele me dá a entender, está perto. Muito perto.
Só que não posso falar muito no meu blogue sobre isto, porque é uma história complicada e lá "as paredes tem ouvidos"
Há muitas pessoas lá que n precisam saber mais que a conta ;)



=)****

12 julho, 2007 20:54  
Blogger Lia said...

Bom fim de semana...
Beijinhos**

13 julho, 2007 17:50  
Anonymous Anónimo said...

D., usando o titulo do teu post... "Onde estás?"
É que já tenho saudaditas tuas...
Parece-me que não fui só eu que estive ausente.
Então e a visita Aveiro? Cá para mim, vieste e nem me avisaste...
Acho que andas pra aí a curtir as férias e nem te lembras de nós ;)
desejo-te uma boa semana e espero que esteja tudo bem..
Beijinho grande

15 julho, 2007 20:50  
Blogger Phiwuipa said...

Onde estás mesmo... (lol)?

Passei para ver se existiam novidades para estes lados e para te desejar uma óptima Semana :)!

*Beijinhos*

17 julho, 2007 08:39  
Blogger LuzdeLua said...

Onde ela está? Longe ou perto?"
Mas, como um hálito incerto,
Responde-me o eco ao longe:
"Oh! minh'amante, onde estás?. . .

Nossa, fiquei extasiada com tamanha beleza. Muito lindo.

Beijos

17 julho, 2007 14:12  
Blogger Lia said...

Sim Realmente é verdade desapareceste foi?
Tenho saudades de te Ler...
Um beijinho**

17 julho, 2007 17:09  
Anonymous Anónimo said...

olá ! gostei muito deste poema de facto muito belo e forte,adorei. eu tmb tenho um blog se kiseres dá uma olhada é com poemas de minha autoria e com algumas fotos minhas tmb.
http://paixoeseencantos.blogs.sapo.pt
bjo
carla granja

19 julho, 2007 09:06  
Anonymous Anónimo said...

ღ Passei apenas para deixar um beijo e desejar uma boa semana..ღ

23 julho, 2007 21:12  

Enviar um comentário

<< Home