20 março 2007

E ainda tanto por aprender!


"Não confundas o amor com o delírio da posse,
que acarreta os piores sofrimentos.
Porque, contrariamente à opinião comum,
o amor não faz sofrer.
-
O instinto de propriedade,
que é o contrário do amor,
esse é que faz sofrer.
(...)
-
Eu sei assim reconhecer
aquele que ama verdadeiramente:
é que ele não pode ser prejudicado.
-
O amor verdadeiro começa lá
onde não se espera mais nada em troca. "
-
(Antoine de Saint-Exupéry, in 'Cidadela')
-
-
Quero amar-te assim, Alma querida, para que sejas sempre feliz e que o teu coração seja livre de voar no infinito azul da alegria e voltar eternamente apaixonado para junto de mim...

7 Comments:

Blogger Phiwuipa said...

O amor terá de ser livre, responsável, entre muitas outras coisas que não acarreta de forma alguma o conceito de propriedade. Este é incompatível com tal sentimento.

*Beijinhos*

20 março, 2007 22:47  
Anonymous Anónimo said...

Por um lado entendo, mas por outro não!!
O amor verdadeiro não espera nada em troca, mas mesmo o facto de não esperar, faz sofrer!! Ou não?
Beijinhos

21 março, 2007 00:05  
Blogger Orfeu said...

É o desejo e a vontade de estarmos junto de quem amamos que faz sofrer quando não é possível concretizar tal desejo, ou seja, é a frustração do desejo de ter que custa ao coração, e não o amor em si mesmo.

Temos que respeitar quem amamos como ser livre e independente, como uma "pessoa" que é um mundo inteiro e diverso, individualizado do nosso.

E temos que, acima de tudo, deixar que a Vida nos guie, e confiar que não há acasos e tudo é sempre o melhor ensino que nos é dado para crescermos no sentimento e na inteligência: e como dizia e vivenciava Francisco de Assis, temos que aprender a vontade de mudar o que está nas nossas mãos ser melhorado, a coragem para aceitar o que não podemos mudar, e a sabedoria para distinguir se está ou não nas nossas mãos...

Mas, sinceramente, também ainda tenho que chegar lá :)

Beijinhos

21 março, 2007 11:55  
Blogger Lia said...

Amar não é posse, concordo...mas se formos a ver por essa lógica então são poucas as pessoas que realmente sabem Amar...Se assim é então eu não sei amar...pq quem ama não magoa e eu por vezes magoa e tb sou magoada!!!Mas temos que aprender a mudar sem deixarmos de ser nos próprios...eu estou a tentar seguir um caminho mais correcto...Aprender a Amar!
*Beijinho*

21 março, 2007 13:09  
Blogger Orfeu said...

sim, borboleta :)
e por isso que intitulei "e ainda tanto por aprender"...

bem, eu ecredito que não são poucas as pessoas que realmente sabem Amar, mas ainda misturamos amor e paixão, dar e cobrar, felicidade e sofrimento...

e assim, ainda vamos aprendendo na escola terrena, ao nosso ritmo, e tudo está certo, como a Vida previu para nós...

beijos :)

21 março, 2007 15:50  
Blogger Sininho said...

Promessa

És tu a Primavera que eu esperava,
A vida multiplicada e brilhante,
Em que é pleno e perfeito cada instante.

(Sofia de Mello Breyner)

23 março, 2007 11:12  
Blogger Orfeu said...

Que linda declaração...e que bem que me soube agora! :)

Alma querida, tu és a Primavera que eu esperava, porque me fazes sentir criança de novo, cheio de fé e alegria perante a vida!

Amo-te para lá da eternidade e do infinito... :)

23 março, 2007 11:23  

Enviar um comentário

<< Home