16 março 2007

Descalço

-
Vieram palestrar uns doutores esclarecidos,
Para na vida vencer e felicidade alcançar,
Sabedoria dos civilizados, dos bem-parecidos,
Essencial se cuide também do calçar.

Eu queria mesmo comprar uns sapatos...
Indicaram-me um centro comercial,
Ali na esquina, sim, a poucos metros,
Dei de cara com a convergência social.

Não, convergência não era; confusão,
Seria mais adequado, tanta gente reunida,
Mas tanta gente só, cuja preocupação
Era comprar algo que despertasse vida!

Tanto desespero, tanta frustração,
Gigantesco aquário de sons desafinados,
Como se vende bem, estes dias, a ilusão...
Mas para quê queria mesmo aqueles sapatos?

Sai dali, voltei feliz para meu lugar,
Que ideia de passeio ir até à Cidade!
Sou pescador, Príncipe-domador do mar,
Cujo extenso azul antecede a eternidade!

Flúi, em mim, a respiração da onda,
No seu inspirar e esvaziar junto à areia,
Alegrando-me, uníssono com a Vida,
Este horizonte pelo qual a liberdade anseia.

Caminho descalço, à chuva que abençoa,
Afastando a secura que ameaça a alma,
Sou grato à Terra, madrasta boa,
Caridoso berço a resgatar meu carma.

Solta-se a Noite, num último raio de luz
A cintilar sobre a imensidão marinha,
Num reflexo cambiante que a Lua seduz,
Eterna prometida do Sol, nunca rainha.

P´ra quê adormecer, se convite irrecusável
Me é endereçado da abobada lá de cima,
Presenteando-me com a sinfonia admirável
Das estrelas, num frémito de trajes de seda.

E quando por fim, agradecendo a Deus
Pela minha vida simples e abençoada,
Cedo a Morfeu, levado para longínquos céus,
Logo surge a saudade da praia abandonada!

É que, outrora, banhavam-se nestas ondas
As princesas do mar, sereias de feiticeiros cantos...
Quem sabe, de longa viagem em breve regressadas,
Não cuidariam de não ter eu uns sapatos!

(DV)
-
*
-
As melhores coisas são as mais simples, muitas vezes bem perto de nós e sem que lhes demos o devido valor até ficarmos sem elas... Então, na ausência, aprendemos a amá-las, até que voltem a nós, no dia certo, na hora que já as merecemos...
A vida é bela e sábia :)

The Cure - High

7 Comments:

Blogger Lia said...

E acabamos por sofrer em silêncio...!!! dá que pensar..*beijinho*

16 março, 2007 18:49  
Blogger Phiwuipa said...

A amizade, por exemplo... Não era tão simples se todos a praticassem direito? Algo simples, mas que se a perdemos....

*Beijinhos*

16 março, 2007 19:04  
Blogger Orfeu said...

olá, borboleta :)

o sofrimento em silêncio é apenas a melhoria do sentimento em nós, a maturidade do coração, a fase de transformação em que morre em nós a ilusão e renasce em alegria por decobrir a beleza da vida e o essencial (que como se sabe, é invisível aos olhos de inicio...), o caminho da felicidade ;)

beijos ebom fim de semana :)

16 março, 2007 19:41  
Anonymous Anónimo said...

Ora, vamos lá dar em detectives como tu!!
DV é quando são da tua autoria certo?
Então começa por D.!!
OH!
:(
O meu era muito mais simples!!
Gostei imenso deste poema! É verdade que tantas vezes desejamos algo e nem reparamos que já temos aqui tão perto algo melhor!!
Acho que tou no bom caminho...
Beijinhos

16 março, 2007 19:41  
Blogger Orfeu said...

olá Phiwuipa :)

não te esqueças que ainda estamos aqui a aprender :)

um dia vamos saber praticá-la direito :)

os anjos já foram como nós agora, sabias? e vê o resultado :)

beijinhos e bom fim de semana :)

16 março, 2007 19:44  
Blogger Orfeu said...

olá H.

desejo te muito que sim! e vais voltar a ser feliz, com um novo amor que talvez até seja teu vizinho, more ao teu lado lol
e vais também acabar por ter sorte a nivel profissional, não desanimes e continua a tentar :)

são sim, da minha autoria estes.

e D. também não é muito dificil, não há muitos que tenham acertado em cabeça de gigantes lol

beijos e bom fim de semana :)

16 março, 2007 19:51  
Anonymous Anónimo said...

:)
Também com esta ajuda não seria muito dificil de chegar lá!!

(mas olha que os meus vizinhos já são todos casados e eu não quero problemas lol)
Obrigado e Beijinhos!!

16 março, 2007 19:55  

Enviar um comentário

<< Home