28 fevereiro 2007

Responsabilidade no amor



"Tornas-te eternamente responsável
por aquele que cativas."
(Saint-Exupéry)

-----
---
Hoje fiquei a pensar nisto...
O que significa esta responsabilidade?

Temos que ser verdadeiros, inteiros numa total entrega, nos nossos afectos, em especial quando de amor se trata... Duas aparências, mesmo que para agradar a quem amamos, não fazem um grande amor: é preciso termos a coragem de "ser"... de partilharmos o que realmente somos, com a coragem de nos melhorarmos para ser dignos desse amor, num constante apurar do sentimento... Se tivermos receio de, ao nos mostrarmos, desagradarmos, então, desde o início, fechamos a porta ao amor...

Todos nós nascemos para amar, esperamos a pessoa certa, aquela a quem queremos dar a mão, com total confiança, aquela com quem queremos partilhar o que de bom e menos bom nos vai na alma, aquela parte mais secreta e valiosa que guardamos para a pessoa que nos vai compreender e incentivar a nos tornarmos melhores...

Quando alguém nos cativa, passamos a acordar e deixar pulsar em liberdade e plenitude o que de mais verdadeiro há escondido em nós: os nossos sonhos e ideias, nossos mais nobres valores perante a vida!

Se nós cativamos alguém, passamos a ser responsáveis pela harmonia do universo, porque há um sábio equilibrio que interliga todos os seres: passamos a ser responsáveis para com o universo pela sua parte de harmonia e plenitude que está agora desperta naquele ser que cativamos...

Tudo se passa como se, ao renascermos na Terra, se tivesse dado uma separação temporária...

Nós não fugimos da solidão, porque ninguém está realmente só: as almas afins se atraem e unem seus pensamentos, irradiam unidas em cada segundo... mesmo que, centrados em nossos corpos efemeros, estejamos afastados por centenas ou milhares de quilómetros... mesmo que nossos olhos não o consigam notar... mas o elo que levou milhares, milhões de anos a se tecer, pela afinidade dos corações, esse elo é inquebrável, de uma perfeita elasticidade...

É esse elo que nos atrai ao primeiro olhar, ao primeiro sorriso, numa frase ou palavra, num gesto singular ou numa maneira especial de estar na vida... é esse elo que faz bater nosso coração de maneira especial por alguém que achamos que ainda nem conheciamos até ontem... mas na verdade, é apenas o reencontro...

Então, porque somos responsáveis por aqueles que cativamos?

Somos responsáveis porque nenhum desses elos se pode imitar ou falsificar, fazem parte de nós, da essência que gastamos milénios a aperfeiçoar em nós: é pelo amor que o universo inteiro está interligado...

E quando um elo é forjado, não mais pode ser desligado: as duas almas que se interligaram passam a ser responsáveis uma pela outra...

Pode uma querer se desligar da outra, e até conseguirá fazê-lo no plano físico, mas não no plano espiritual que é o plano da essência verdadeira de todas as coisas e seres do universo... e então tudo passa a ser como se cada um tentasse viver com parte apenas de si mesmo, de sua essência...

Na verdade, se uma alma que cativamos, e que está ligada a nós por esse elo, passa a ser obrigada a pulsar no universo sem uma parte de si mesma, por nossa causa, então somos também nós que deixamos de ser seres plenos e realizados...

Porque nós somos os responsaveis pela parte de harmonia no universo que nos cabe a nós cuidar, não largando a mão daquele ser especial e ligado a nós que um dia quisemos e conseguimos cativar...

É esse o elo que liga e prende sabiamente Orfeu e Eurydice...

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá!!
Sempre que leio algum dos teus comentários fico sem palavras, porque tens uma maneira muito especial de dizer as coisas. Tens me ajudado muito, porque tens quase sempre razão e aquilo que dizes toca-me, emociona-me...
Quanto ao teu post é mais um dos que me tocou... esse elo é o responsavel por todos momentos felizes da nossa vida.

**BJS**

01 março, 2007 23:22  
Blogger Orfeu said...

Obrigado por me fazeres companhia, também te agradeço e espero que sejas muito feliz e te libertes das tristezas todas que ainda sentes.
Bjs

02 março, 2007 16:24  
Anonymous Anónimo said...

Não agradeças aquilo que te dou sem esperar um obrigado.
Eu sei que um dia voltarei a sorrir...e é também o teu apoio que me ajuda a chegar lá mais rápido, apesar de não te conhecer e não termos qualquer relação, mas bastam as tuas palavras e das pessoas que encontrei nesta nova aventura dos blogs para me sentir melhor..
Desejo-te um bom fim de semana, cheio de sorrisos!
**BJS**

02 março, 2007 17:33  
Blogger Orfeu said...

pois digo te que já acabaste de me colocar a sorrir (-:
os elos são muitos, tanto como os milénios de vidas que já percorremos na eternidade... e quem sabe não seja o acaso mas sim mais um elo de amizade já muito antigo que nos aproximou por este meio... quem sabe? a alma! a alma sabe!
bjs

02 março, 2007 17:41  
Blogger unknowngirl said...

Peço desculpa por me colocar no meio do vosso diálogo :) mas não consegui passar indiferente a este texto... Nem a outros que tens postado...

***

02 março, 2007 21:13  
Blogger Orfeu said...

és sempre benvida, Marisa :)
mas o que eu queria mesmo era ler novos posts teus no teu blog, que também gosto do que escreves e já sinto falta ;)
bjs

03 março, 2007 17:43  
Anonymous Anónimo said...

Bem, parece-me que fomos apanhadas!! :)
Mas também acabamos por deixar tantas pistas que nem era muito dificil!!
Volta sempre!
Beijinhos
H.

03 março, 2007 19:35  
Blogger unknowngirl said...

Descobriste o meu nome? Ai... algo me está a escapar... Penso que não tenho essa informação no meu blog...

;)

***

03 março, 2007 20:56  
Anonymous Anónimo said...

Vim apenas desejar-te uma boa semana...

**BJS**

04 março, 2007 18:30  
Blogger Orfeu said...

olá, Marisa
Eu ainda não sou bruxo não, não te assustes que não tenho esses poderes :)
apenas assinaste teu nome num post de Julho de 2005 ("O meu sofrer frio"), que me comoveu bastante, na verdade, pela sinceridade que não se vê muito por estas bandas em que não se diz tudo e o agradar e parecer bonito prevalecem... Não vou falar aqui do momento desesperado que viveste então (apenas espero que já esteja ultrapassado porque é ilusão crermos que podemos fugir às provas que nos fazem crescer embora custem), apenas lembrar dois fragmentos teus que gostei especialmente: "O que é dado de amor não tem igual e nenhum dinheiro compra um sorriso e uma lágrima sincera de felicidade" e "Porque a verdade é mais frágil que qualquer mentira ou palavra ferida que possamos criar dentro de nós. O amor de nada valeu nas horas mais tristes...".
E descansa que não comento o teu nome no teu blog ;)
Bjkas grandes e tem uma boa semana :)

05 março, 2007 12:21  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade não é muito dificil de adivinhar... Não há muitos nomes.
Mas agora andas a dar em detective? :)

Beijinhos
H.

05 março, 2007 17:10  
Blogger Orfeu said...

pois ando, é que apesar daquela historia do gato, eu sou mesmo muito cusco :)

deixa lá ver... Heloisa? Henriqueta? Hannah? Halice? Hadelaide? são muitos!!

ou será... Helena? :)
acho que vou apostar neste último ;)

bjkas
D.

05 março, 2007 17:48  
Anonymous Anónimo said...

Nem vou dizer nada...
:)
H.

05 março, 2007 18:00  

Enviar um comentário

<< Home