13 março 2007

As fontes


Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser vivo e total,
À agitação do mundo irreal,
E calma subirei até às fontes.

Irei até às fontes onde mora
A plenitude, o límpido esplendor
Que me foi prometido em cada hora,
E na face incompleta do amor.

Irei beber a luz e o amanhecer
Irei beber a voz dessa promessa
Que às vezes como um voo me atravessa,
E nela cumprirei todo o meu ser.

Dia do Mar - 1947
Sophia de Mello Breyner Andresen

Hoje, apetece-me sonhar com ideais e absolutos e o fim de todos os obstaculos à felicidade...

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho mesmo que só podes sonhar, porque o fim desses obstaculos deve estar muito longe!
Beijinhos

13 março, 2007 20:03  
Blogger Orfeu said...

Ou eu sou teimoso e sonhador ;)
Ou sábio e pressentindo que quanto mais cedo nos colocarmos a caminho, libertando-nos de muitas ilusões que nos prende às tristezas efemeras, mais rápidos chegaremos ao céu e às estrelas :)


Este é o tempo

Este é o tempo
Da selva mais obscura

Até o ar azul se tornou grades
E a luz do sol se tornou impura

Esta é a noite
Densa de chacais
Pesada de amargura

Este é o tempo em que os homens renunciam.


(Sophia de Mello Breyner Andressen, Mar Novo)

13 março, 2007 20:21  
Anonymous Anónimo said...

Vinha cá agradecer pelo comentário e vi este aqui em cima e deixa-me dizer-te que mais uma vez estás cheio de razão!
Talvez seja mesmo altura de seguir esse caminho...
H.
***

13 março, 2007 20:30  
Blogger Orfeu said...

Se está longe, mais uma razão para não perdermos tempo e nos colocarmos quanto antes a caminho do céu e das estrelas... Nem um segundo a perder!! :))
Beijos

13 março, 2007 20:32  
Blogger Orfeu said...

que vergonha! lol
agora que dei conta que na minha primeira resposta ao comentário da solitária utilizei a palavra "sábio" de forma bem pouco humilde! lol as as palavras ultrapassaram o meu pensamento... ai ai que vergonha... lol
o que queria dizer é que ou estou a sonhar muito alto ou estou a sonhar com razão e vale a pena o esforço!

em regra não sou nada convencido, nem sofro de complexos de superioridade! lol

beijinhos para ti H.

16 março, 2007 19:15  
Anonymous Anónimo said...

:) não era preciso!
Eu não achei que estavas a ser convencido.
O que me conta para mim, são as tuas palavras e para mim são realmente muito sábias!!
Beijinhos

16 março, 2007 19:36  
Blogger Orfeu said...

obrigado, mas ainda tento passar da teoria à prática, a mais das vezes senão quase sempre! lol
entretanto é bom sentir-se útil e ajudar os amigos (a segunda familia lol)...

e como te disse, ler-te foi muitas vezes como estar perante um espelho e ajudou-me muito também
a conquistar serenidade :)

beijos

16 março, 2007 19:56  

Enviar um comentário

<< Home