11 maio 2007

Tuas mãos



Quando tuas mãos saem,
Amada, para as minhas,
O que me trazem voando?
Por que se detiveram
Em minha boca, súbitas,
E por que as reconheço
Como se outrora então
As tivesse tocado,
Como se antes de ser
Houvessem percorrido
Minha fronte e a cintura?

Sua maciez chegava
Voando por sobre o tempo,
Sobre o mar, sobre o fumo,
E sobre a primavera ,
E quando colocaste
Tuas mãos em meu peito,
Reconheci essas asas
De paloma dourada,
Reconheci essa argila
E a cor suave do trigo.

A minha vida toda
Eu andei procurando-as.
Subi muitas escadas,
Cruzei os recifes,
Os trens me transportaram,
As águas me trouxeram,
E na pele das uvas
Achei que te tocava.
De repente a madeira
Me trouxe o teu contacto,
A amêndoa me anunciava
Suavidades secretas,
Até que as tuas mãos
Envolveram meu peito
E ali como duas asas
Repousaram da viagem.

(Pablo Neruda)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O maior problema com Pablo Neruda é que assim que leio nem sei que dizer, é muito bonito...mas fico sem palavras!
Beijinhos

31 maio, 2007 19:32  

Enviar um comentário

<< Home